5 dicas para melhorar sua saúde íntima

Os cuidados com a saúde íntima são fundamentais para prevenir doenças e melhorar o nosso bem estar, mas você já parou para pensar que alguns hábitos associados à correria do dia a dia podem nos atrapalhar? Você sabia que até o excesso de higiene pode modificar o pH da vagina e ser prejudicial ao invés de benéfico?

Hampy Training | 08.11.2022

Imagem: Reprodução.

Treine

se divertindo!

Treine, dance e se divirta.
Acelere o seu metabolismo e tenha resultados.

Pois é, mas podemos tomar alguns pequenos cuidados para evitar a proliferação de bactérias, fungos, coceiras, corrimentos e até infecções. Então, aproveite as dicas a seguir para dar aquela atenção especial e fazer as pazes com a sua saúde íntima, afinal, ela merece!

Treine

se divertindo!

Treine, dance e se divirta.
Acelere o seu metabolismo e tenha resultados.

1. Não lave a parte interna da vagina e evite duchas íntimas

É exatamente isso que você está lendo. Essa região não deve ser lavada internamente para não desequilibrar a flora vaginal. Mas fique tranquila, pois essa limpeza é feita naturalmente pelo nosso próprio organismo. 

Entretanto, toda a região externa do órgão genital feminino (vulva) deve ser lavada, de preferência com água e sabonete neutro. 

As duchas íntimas não são indicadas para realizar a higiene, porque atingem o canal vaginal (a parte interna) ameaçando a flora vaginal e deixando a vagina mais vulnerável a infecções e bactérias.

2. Prefira lingeries de algodão

É claro que de vez em quando você pode usar aquela lingerie sensual, mas na maior parte do tempo, prefira as calcinhas de algodão. 

As peças de algodão são mais indicadas pois oferecem maior ventilação, nessa região que já é úmida e abafada por natureza, e evitam alergias. 

Peças íntimas com tecidos sintéticos podem contribuir para o aumento de secreções e aparecimento de micro-organismos.

3. Faça xixi após o sexo

Quem diria que um xixizinho poderia te livrar de bactérias e infecções?! Isso mesmo!

No momento da relação sexual temos contato com bactérias que podem chegar até a uretra e, por isso, é ideal que após o sexo você se livre dessa possibilidade limpando o canal da uretra, com um simples xixi.

4. Não deixe sua calcinha secando no box do banheiro

Se você tem o hábito de lavar sua peça íntima durante o banho, desde que seja com sabonete neutro, não há problemas. 

Mas deixá-la pendurada em um ambiente úmido (como o box do banheiro), deixa a peça mais suscetível à proliferação de fungos e bactérias que podem causar diversos problemas como a candidíase. 

Sendo assim, depois de lavar sua calcinha, sempre a pendure em um local seco e arejado.

5. Tenha cuidados extras durante a menstruação

Se você usa absorventes descartáveis durante a menstruação é preciso ficar atenta e redobrar os cuidados. 

Isso porque os absorventes descartáveis externos deixam a região vaginal mais abafada, cenário ideal para a proliferação de bactérias. Já os absorventes internos descartáveis provocam ressecamento na região íntima, podendo ocasionar infecções. 

Caso seu fluxo seja intenso, o ideal é realizar a troca do absorvente descartável a cada 2 horas. 

Outras alternativas são os absorventes de pano, calcinhas absorventes ou coletores menstruais. Além de mais econômicas e sustentáveis, são escolhas mais saudáveis para a sua região íntima.  

Além de todas essas dicas, não se esqueça de fazer aquela visitinha ao seu ginecologista regularmente para ter certeza de que a sua saúde íntima está em dia.

Esse post te ajudou? Continue navegando em nosso blog e confira outros conteúdos com dicas importantes para a sua saúde e bem estar!

Escrita por Hampy Training – plataforma completa de mudança de hábitos e estilo de vida!

COMPARTILHE

Treine

se divertindo!

Treine, dance e se divirta.
Acelere o seu metabolismo e tenha resultados.

Treine

se divertindo!

Treine, dance e se divirta.
Acelere o seu metabolismo e tenha resultados.