Afinal, anticoncepcional engorda?

Amado por algumas e odiado por outras, o anticoncepcional é um medicamento polêmico e gera uma dúvida muito comum que você já deve ter ouvido por aí: o anticoncepcional engorda?

Hampy Training | 08.11.2022

Imagem: Reprodução.

Treine

se divertindo!

Treine, dance e se divirta.
Acelere o seu metabolismo e tenha resultados.

Escolher o método contraceptivo ideal não é uma tarefa fácil, mas lembramos que essa decisão deve ser feita em conjunto com seu ginecologista, que vai indicar a melhor opção para você, considerando seu histórico de saúde.  

Mas, se sua dúvida é sobre a relação do uso do anticoncepcional e o ganho de peso, continue a leitura!

Treine

se divertindo!

Treine, dance e se divirta.
Acelere o seu metabolismo e tenha resultados.

Como o anticoncepcional age no organismo?

O anticoncepcional age no organismo com o intuito de bloquear a ovulação. Em virtude disso, a mulher não entra no período fértil e, mesmo que haja ejaculação no canal vaginal, os espermatozoides não encontrarão um óvulo para fecundar.

A famosa pílula também evita a dilatação do colo útero, impedindo a entrada de espermatozóides.

O anticoncepcional começa a atuar no organismo já no primeiro dia, mas isso não significa que você já pode contar com a sua proteção para prevenir a gravidez. O ideal é aguardar completar um ciclo para contar com a cobertura do contraceptivo.

Além de ser um método contraceptivo, o anticoncepcional também pode ser indicado em tratamentos hormonais, no controle do ciclo menstrual, alívio das cólicas menstruais, no tratamento da acne, síndrome dos ovários policísticos, dentre outros.

Entretanto, vale ressaltar que o anticoncepcional — como todo medicamento — possui efeitos colaterais e cada organismo responde de uma maneira. Desta forma, só o utilize com a prescrição e acompanhamento do seu médico.

Afinal, o uso do anticoncepcional engorda?

Não, não há nenhuma comprovação científica que relacione o uso da pílula anticoncepcional com o ganho de peso. Apesar de ser uma queixa muito recorrente, os estudos científicos já realizados não constataram que o anticoncepcional engorda. 

Um dos estudos mais conhecidos sobre o tema é o estudo promovido pelo departamento de obstetrícia e ginecologia da Hebrew-University Hadassah Medical School, em Jerusalém, que concluiu que não há associação entre o ganho de peso e o uso do anticoncepcional. 

Porém, um dos efeitos colaterais comuns durante o uso de anticoncepcionais com estrogênio e progesterona é a retenção de líquidos, que causam inchaço e a sensação de ganho de peso.

A retenção de líquidos normalmente também é associada à sensação de cansaço e peso nas pernas, e algumas dicas para amenizá-la são: 

  • Diminua o consumo de sal e alimentos com sódio;
  • Aumente a ingestão de água durante o dia;
  • Aposte em alimentos ricos em água, que possuem ação diurética, como: abacaxi, melancia, melão, espinafre, salsão e alho poró (também ricos em potássio);
  • Pratique exercícios físicos com frequência, pois eles são capazes de melhorar a circulação sanguínea, acelerar o metabolismo e promover a transpiração, contribuindo na diminuição do inchaço;
  • Visite seu médico regularmente e mantenha seus exames em dia.

Hoje em dia, além da pílula anticoncepcional, temos à nossa disposição diversos métodos contraceptivos como o preservativo masculino, preservativo feminino, DIU, anel vaginal, injeção anticoncepcional etc. Converse sempre com seu médico para saber a melhor opção para você.

Alguma amiga já comentou com você que anticoncepcional engorda? Envie esse post para ela!

Escrita por Hampy Training – plataforma completa de mudança de hábitos e estilo de vida!

COMPARTILHE

Treine

se divertindo!

Treine, dance e se divirta.
Acelere o seu metabolismo e tenha resultados.

Treine

se divertindo!

Treine, dance e se divirta.
Acelere o seu metabolismo e tenha resultados.