Como emagrecer até o Natal

Com as festas de fim de ano chegando, aposto que você já começou a pensar em como emagrecer até o Natal, pra dar aquele close em um belo vestido. Muitas vezes nós mulheres queremos “estar bem” em datas como estas, quando a família e os amigos estão reunidos. A gente quer estar bonita, bem arrumada, e com isso vem aquela pressão de estar magra. 

Hampy Training | 24.11.2022

como emagrecer até o Natal

Imagem: Reprodução.

Luciana Lopes

CREF: 009441-G/GO
Preparadora Física e Pós-Graduada em Psicologia Positiva, Saúde do Bem-Estar e Auto Realização.

Treine

se divertindo!

Treine, dance e se divirta.
Acelere o seu metabolismo e tenha resultados.

Faltando um mês para a ceia, já começa aquele pensamento “como perder 15kg até o Natal?” ou “que dietas fazer para perder peso até o Natal?”, não é mesmo? Mas calma, mulher: será que isso dá resultado? E outra: será que vale a pena? Talvez tenha como ficar bem com seu corpo até o fim do ano de maneira saudável, e é sobre isso que eu vou te falar hoje.

Vem comigo!

Treine

se divertindo!

Treine, dance e se divirta.
Acelere o seu metabolismo e tenha resultados.

O verdadeiro significado do Natal

Se o que você quer é ficar com a barriga trincada, entrar numa roupa que já não te serve, ou perder 10kg, 15kg ou 20kg até o Natal, é melhor repensar seus objetivos. Isso pode ser muito perigoso para sua saúde. Se tem alguém ou alguma empresa na internet prometendo que você vai perder todo esse peso em 30 dias, toma cuidado! Não existem milagres.

E não serei eu, Luciana, que vou passar pra você uma dieta milagrosa para emagrecer até o Natal ou uma receita de chá ou shake para você tomar com esse propósito. Tem muita coisa que pode te ajudar sim nesse período, mas elas devem ser feitas com cuidado. A perda de peso tem que ser gradativa, assim como ocorre com o ganho.

E outra: lembre-se que você é maravilhosa do jeito que você é, e que não tem que provar nada para ninguém! Além disso, o Natal é tempo de alegria, de estar com a família ou perto de quem a gente gosta. Esquece as dietas malucas e vai curtir e celebrar! Permita-se comer aquele doce que você gosta ou repetir seu prato na noite do Natal. Momentos assim devem ser felizes, e não tortuosos, não é mesmo?

Essa coisa de emagrecer 10kg até o Natal é perigosa (para não dizer mentirosa), e é preciso criar a consciência de que quem se submete a medidas drásticas para perder tanto peso em um mês, acaba ganhando tudo de novo bem rapidinho. Além de causar danos irreparáveis à saúde.

Então, se você quer começar a treinar para ganhar mais força, alongamento, tonificação, resistência física e afins, eu dou o maior apoio! Até perder uns quilos é válido, desde que você prometa para você mesma que não vai ficar se comparando com ninguém e que vai respeitar o seu ritmo e seu corpo. 

Mesmo se tiver uma meta (alcançável) até o Natal, continue cuidando da sua saúde o resto do ano, combinado? Assim, quando chegar o Natal do ano que vem, você não vai precisar sair correndo atrás do “prejuízo”. 

5 dicas para se sentir bem até o Fim do Ano

Dá para emagrecer até o Natal e se sentir confortável consigo mesma, mas de maneira saudável e consciente. Vou te dar 5 dicas valiosas, olha só:

1 – Começa fácil: toma mais água. Pode parecer besteira, mas aumentar a ingestão diária de água faz muita diferença! A água melhora nossa pele, cabelo, melhora a digestão (alô, troninho!), ajuda a eliminar toxinas e a desinchar! Só nisso você já pode começar a ver uma diminuição da barriguinha. 

Dica: para saber a quantidade ideal de água que você deve beber por dia, multiplique o seu peso atual por 35 ml. Por exemplo, 35 x 62 = 2,17. Se eu peso 62 quilos, eu tenho que tomar 2,17 litros de água por dia. 

Se você não conseguir tomar a quantidade indicada de um dia pro outro, não se preocupa. Vai aumentando aos poucos e usa algum tipo de lembrete pra te ajudar neste processo.

2 – Agora, vamos pra comida. Rever tudo o que comemos é sempre uma boa ideia para começar uma mudança. Se você não está satisfeita com seu corpo, seu peso e suas medidas, muito provavelmente você não está se alimentando muito bem. 

Nessa hora, é preciso ser bem sincerona consigo mesma: anota tudo o que você come numa semana, por exemplo. Pode usar aplicativos para te ajudar. Qual foi o saldo final? Conseguiu identificar alguma coisa que está faltando no seu cardápio? Algo que está abusando? 

Então, é hora de mudar isso. Mas de novo, faça gradativamente. Não ache que se alimentar totalmente diferente de um dia para o outro vá funcionar. Você vai estranhar e desistir em poucos dias. Então, primeiro comece incluindo mais frutas, verduras, fibras, ou aquilo que você identificou que está faltando. Uma coisa de cada vez. 

A nutricionista Patrícia França afirma que, em primeiro lugar, é importante incluir alimentos saudáveis no nosso dia a dia, para depois começar a diminuir aqueles que são menos nutritivos. 

Para emagrecer você pode (e deve!) comer comida de verdade: arroz, feijão, carne, salada, etc. Não precisa passar fome – mas também não é pra colocar uma montanha de comida no prato, okay? Para ajudar na saciedade e na absorção do ferro, vale a pena comer frutas cítricas após as refeições, como laranja e abacaxi.

3 – Agora que você já inclui alimentos saudáveis, naturalmente vá diminuindo aqueles que não te agregam muita coisa. Tudo bem comer um docinho ou uma fritura de vez em quando, mas isso não pode ser um hábito! Você não precisa fazer dietas malucas para perder peso, nem para fazer as pazes com seu corpo até o final do ano, mas o excesso de açúcar, gordura e carboidratos em algum momento terão que ser dosados. A dica, de novo, é ir cortando aos poucos. 

4 – Faça exercícios físicos! Para emagrecer com saúde, não tem segredo: é cuidar da alimentação, beber água e fazer exercício. Assim você vai queimar mais calorias do que consumir, e vai perder peso com certeza. Tente fazer alguma atividade todos os dias, de pelo menos 30 minutos.

Vale ir a pé ou de bicicleta para o trabalho, optar pela escada ao invés do elevador, ou qualquer coisa que faça você se movimentar mais. O tipo de exercício certo para começar a emagrecer é o exercício que você consegue fazer!

Pode ser Hampy ou outro tipo de treino. O importante é você se identificar e gostar de praticar, para não abandonar uma semana depois. Aliás, se você não está acostumada a treinar, tira da cabeça que vai se matar de malhar até o final do ano para perder peso. Isso também faz mal. 

Se quiser experimentar os treinos Hampy, aproveita para testar grátis por 7 dias!

5 – Durma bem! Outro “segredo” para emagrecer é dormir bem. A privação de sono aumenta os níveis do hormônio do stress. E quando estamos estressadas, o que fazemos? Geralmente comemos mais, e sem planejar. Outro problema de não dormir direito é que afeta nosso metabolismo.

Para evitar isso, procure dormir cerca de 8 horas por noite, com boa qualidade. Eu recomendo você adotar o que as pessoas chamam de rotina do sono. Tenha horário para ir pra cama, e uma hora antes comece o processo de rotina para desacelerar seu corpo e sua mente. 

E depois do Natal?

Você pode definir um objetivo alcançável e saudável até o final do ano sim, mas como um ponto de partida. Daqui um mês, você vai começar a sentir alguns resultados – o que é maravilhoso – mas, não vai fazer muito sentido se você parar com tudo no dia 25 de dezembro, né?

Pra gente ter resultados legais de verdade, o certo é adotar um estilo de vida mais saudável e ativo. Sabe o que isso quer dizer? Que temos que treinar sempre, começando devagarinho e aumentando aos poucos. Fazer exercícios tem que ser um hábito nosso. 

Cuide-se bem e aproveite bastante o Natal com a sua família. Lembre-se de que é preciso se amar em primeiro lugar.

Um beijo!

Luciana Lopes

Escrita por Hampy Training – plataforma completa de mudança de hábitos e estilo de vida!

COMPARTILHE

Treine

se divertindo!

Treine, dance e se divirta.
Acelere o seu metabolismo e tenha resultados.

Treine

se divertindo!

Treine, dance e se divirta.
Acelere o seu metabolismo e tenha resultados.