Como fazer o intestino preso voltar a funcionar: alimentos e exercícios

Por que será que muitas de nós mulheres sofremos com o intestino preso? Na verdade pode ser por vários motivos: hormonais, alimentação inadequada, falta de hidratação e de exercícios físicos. Sim, o sedentarismo também pode causar prisão de ventre. Eu, como preparadora física, vou te explicar. Tem como soltar o intestino adotando alguns hábitos no dia a dia. Vem comigo que eu te conto tudo!

Hampy Training | 28.11.2022

Dieta e exercícios para intestino preso

Imagem: Reprodução.

Neste artigo:

Luciana Lopes

CREF: 009441-G/GO
Preparadora Física e Pós-Graduada em Psicologia Positiva, Saúde do Bem-Estar e Auto Realização.

Patrícia França

CRN: 2015
Nutricionista e HealthCoach,

Treine

se divertindo!

Treine, dance e se divirta.
Acelere o seu metabolismo e tenha resultados.

O intestino preso nas mulheres é mais comum?

De certa forma, sim. A progesterona, que é um hormônio feminino, tem um efeito parecido com “relaxante muscular”. Por causa disso, ele pode afetar os movimentos que o intestino precisa fazer para soltar as fezes: movimento peristáltico. E em alguns casos, isso resulta em intestino preso.

O movimento peristáltico nada mais é do que umas “ondinhas” que o intestino faz para empurrar o cocô para baixo. Então, às vezes o progesterona pode atrapalhar esse movimento natural. É por isso que a prisão de ventre afeta um número maior de mulheres do que homens.

Mas não é só “culpa” do hormônio não. A prisão de ventre tem também outras causas e que podem ser evitadas. Entenda tudo a seguir.

Treine

se divertindo!

Treine, dance e se divirta.
Acelere o seu metabolismo e tenha resultados.

Mas, afinal: o que é e por que acontece o intestino preso?

Intestino preso (ou prisão de ventre) é um problema causado pela dificuldade de evacuar (ou, num bom português: fazer cocô). Esse distúrbio também é chamado de constipação ou obstipação intestinal, e afeta cerca de 20% dos brasileiros, segundo a Federação Brasileira de Gastroenterologia. É muita gente que não consegue fazer cocô regularmente!

Aliás, muitas mulheres se perguntam quantas vezes por dia ou por semana é considerado “normal”. A verdade é que não tem um número padrão, mas os médicos indicam que mais de 3 ou 4 dias sem ir ao banheiro já pode ser considerado prisão de ventre.

Causas

Mas, você sabe o que causa o intestino preso? Por que será que ele acontece em algumas pessoas e em outras não? Podem ser várias coisas, mas as mais comuns são:

  • Comer pouca fibra
  • Beber pouca água
  • Sedentarismo
  • Alimentar-se mal (com muito carboidrato, comida industrializada, açúcar, e carne em excesso)
  • Não ir ao banheiro “quando a natureza chama”: ficar segurando ou adiando muito pode fazer nosso intestino ficar preguiçoso.
  • Gravidez: duas a cada cinco mulheres reclamam de intestino preguiçoso durante os primeiros meses de gestação.

O intestino preso também pode ser causado por alguma doença, como hemorroida, fissura anal, câncer e diverticulose, mas é mais raro de acontecer. Além disso, o estresse, a ansiedade e a depressão podem, eventualmente, afetar nossa capacidade de evacuar. 

Mas, atenção: as informações deste artigo não são um diagnóstico! E você nunca deve se autodiagnosticar. Para ter certeza se sofre ou não com prisão de ventre e para ter o tratamento correto, você deve ir ao médico, okay?

Sintomas

O intestino preso afeta nosso corpo de várias formas. Não preciso nem dizer que todas são bem incômodas, né? 

Mas os sintomas da prisão de ventre variam de uma pessoa para outra. De maneira geral, podemos dizer que a maior parte das mulheres sente desconforto, barriga inchada, gases, mal-estar e sensação de intestino sempre “cheio”. 

Então, não é exagero dizer que prisão de ventre é capaz de afetar muito a nossa qualidade de vida, e por isso tem que ser tratada e evitada.

Mitos sobre a prisão de ventre

Muita gente acha que quem não evacua todos os dias, tem prisão de ventre. Mas, como já comentei aqui, isso não é verdade. A frequência de idas ao banheiro pode variar de pessoa pra pessoa. Por isso, pode ser algo como um dia sim e outro não, desde que você se sinta bem. 

Erros mais comuns

Falando nisso, sei que tem uma mulherada aí que abusa dos laxantes na tentativa de controlar o intestino preso. Isso não é indicado, viu!? A comunidade médica alerta para os riscos de se usar laxantes sem muito controle, sendo que ao invés de ajudar, eles podem piorar o problema.

Isso porque o intestino fica como se fosse dependente do laxante para funcionar. Pois é, fica preguiçoso de verdade. Daí depois de um tempo ele só funciona com esses medicamentos, e você não quer ficar tomando laxante toda semana né?

Outro erro comum é aumentar o consumo de fibras, mas não tomar água o suficiente. Mais adiante você vai entender o porquê. 

Como evitar, aliviar e tratar a prisão de ventre?

As melhores formas de se aliviar e evitar a prisão de ventre são: hidratação, alimentação balanceada e exercícios físicos. Esses três juntos ajudam o intestino a funcionar bem e a eliminar as fezes sem problemas. 

Agora, se você já tem uma prisão de ventre crônica, ou seja, uma que “te acompanha” há bastante tempo, é muito importante que consulte um médico. Ele vai te indicar o tratamento correto, que pode ser feito também com ajuda de medicamentos.

Exercícios para soltar o intestino

Se você sofre de prisão de ventre, fica atenta porque vou te dar algumas instruções de exercícios para soltar o intestino! Porque treinar não te ajuda apenas a controlar o peso, mas beneficia também o seu corpo inteiro.

Além disso, movimentar o organismo auxilia o intestino grosso a funcionar melhor, sabia? Por causa da movimentação física sim, mas também tem outro motivo. Quando a gente treina, alguns hormônios se ativam no nosso corpo. Um deles é o responsável pelo bom funcionamento do intestino. Então bora liberar esses hormônios do bem aí na barriguinha?

Olha, o ideal é praticar alguma atividade física todos os dias, de 20 a 30 minutos. Veja o que você pode fazer:

Corrida e caminhada

Uma recomendação que eu te dou é fazer exercícios de baixa intensidade, mas regularmente. Se você não pratica atividade física nenhuma, tente pelo menos caminhar algo como 20 minutos por dia. A ideia é aumentar o consumo energético do seu metabolismo.

E caso você consiga fazer atividades mais intensas, recomendo correr três vezes por semana, uns 10 minutinhos. 

Alongamentos 

Alongamentos podem ser também ótimos aliados para soltar o intestino, até porque alongamento também é exercício! Existem várias posições e movimentos que trabalham os músculos abdominais, e são nesses que eu recomendo você focar. Mas não se esquece de alongar o corpo todo, tá bom?

Mas, assim como qualquer atividade física, é mais indicado realizar a partir de orientações de um profissional.

Dança

A dança é um tipo de atividade física muito boa, porque movimenta o corpo todo, faz transpirar, enquanto te diverte. Isso faz com que o metabolismo acelere, o que beneficia o funcionamento do intestino. 

No Hampy, por exemplo, todas as nossas aulas são com música, onde eu misturo movimentos de dança com outros focados no fortalecimento de todos os grupos musculares. As aulas contam com músicas para todos os gostos, e exercícios para todos os níveis! 

Me siga nas redes sociais para ver trechos de alguns vídeos e se inspirar para treinar em casa!

Abdominal

Mesmo para aliviar os sintomas do intestino preso, o ideal é treinar músculos do corpo inteiro. Porém, nesse caso, vale a pena focar no centro do corpo, que é onde fica a maior parte dos nossos órgãos: o core. O core consiste nos músculos abdominais, lombares e os da região pélvica. 

Esse grupo de músculos quando são fortalecidos auxiliam na evacuação. Por isso, você pode fazer abdominais e outros exercícios de fortalecimento dessa região.

Fiz uma sequência de exercícios que você pode fazer em casa, sem equipamentos. Dá uma olhada lá pra começar a treinar ainda hoje!

O exercício certo!

O mais importante de tudo é fazer alguma atividade física regularmente e que te faça bem. É preciso ter prazer ao se exercitar. Se a gente não gosta do exercício, acabamos abandonando com o tempo. Por isso, o treino certo pra você é aquele que você mais gosta! #ficadica

Alimentação para soltar o intestino

A alimentação também tem um papel muito importante para soltar o intestino preso. Para saber quais alimentos devem ser consumidos, eu conversei com a nutricionista e healthcoach Patrícia França

Veja o que ela diz sobre o assunto:

“A alimentação adequada para evitar e tratar o intestino preso é baseada em alimentos que estimulam o funcionamento dele, ou seja, aceleram o trânsito gastrointestinal e que acabam por diminuir a barriga inchada. Assim, uma alimentação baseada em fibras e água ajuda na formação e eliminação das fezes. As fibras estimulam o movimento do intestino de forma a expulsar as fezes. Sem água as fezes ficam ressecadas e acabam por bloquear o intestino.” 

O que devemos comer então para soltar o intestino, Patrícia?

De uma maneira geral, as frutas e legumes contêm fibras e água em uma ótima proporção, mas algumas são mais conhecidas por soltar o intestino. Aqui estão alguns exemplos:

  • Folhas como alface, rúcula, espinafre, couve, agrião, acelga.
  • Frutas como mamão, laranja, kiwi, ameixa, abacaxi, pêra, manga, abacate.

Outros alimentos também ajudam a regular o intestino:

  • Farelo de trigo, aveia em flocos;
  • Sementes de chia, linhaça, sementes abóbora e de girassol;
  • Feijão, lentilha e grão de bico;
  • Castanha de caju, amêndoas e nozes.”

Patrícia, pode recomendar algum tipo de cardápio para soltar o intestino?

“Claro! Aqui vai:”

 

Alimentos

Café da manhã

Iogurte natural com aveia e kiwi picado

Café ou chá

Torrada de pão integral com manteiga

Almoço

Frango ensopado

Arroz com brócolis

Feijão

Salada de alface, tomate e cenoura ralada 

Sobremesa: laranja

Lanche da tarde

Mamão papaya 

Castanha de caju

Jantar

Peixe assado ou grelhado

Salada com rúcula, tomate, abobrinha ralada e beterraba.

Sobremesa: ameixa (cerca de 3)

Cuidados com o intestino preso: dicas 

Mulher, se você vem sofrendo com problemas para ir ao banheiro, não deixe essa situação se agravar. Comece hoje a cuidar do seu corpo e da sua saúde, adotando as práticas que recomendamos aqui. Você vai me agradecer no futuro!

Eu, enquanto preparadora física, recomendo que você mantenha uma rotina de treinos e atividades físicas – não esquecendo, é claro, da hidratação e da alimentação. 

Nesse sentido, minha colega nutricionista e healthcoach Patrícia França endossa minha orientação:

Muitas vezes não percebemos o quanto o bom funcionamento intestinal é importante! Quando o intestino está preso, não conseguimos absorver bem os nutrientes e muitos deles são essenciais para várias funções do nosso corpo. Por exemplo, as nossas células precisam de certas vitaminas para queimar as calorias. Se o seu intestino estiver bloqueado, essas vitaminas não chegarão em quantidades adequadas ao seu sangue para serem usadas por diversos órgãos. Não é à toa que sentimos tanto desconforto quando estamos com intestino preso, pois ele é essencial para que o corpo funcione bem e tenhamos mais saúde (mesmo!).”

Escrita por Hampy Training – plataforma completa de mudança de hábitos e estilo de vida!

COMPARTILHE

Treine

se divertindo!

Treine, dance e se divirta.
Acelere o seu metabolismo e tenha resultados.

Treine

se divertindo!

Treine, dance e se divirta.
Acelere o seu metabolismo e tenha resultados.